Bible Reading - November 15th.

1 Cronicas 5

Os descendentes de Rúben

1 São estes os descendentes de Rúben, o filho mais velho de Jacó. (Por ter tido relações com uma concubina do seu pai, Rúben havia perdido os direitos que eram dele como filho mais velho. Esses direitos foram dados a José. 2 Foi a tribo de Judá que, de fato, se tornou a mais forte, e dela saiu um governador para todas as tribos.) 3 Rúben, o filho mais velho de Jacó, foi pai de quatro filhos: Enoque, Palu, Hezrom e Carmi.

4 Joel foi pai de Semaías, Semaías foi pai de Gogue, Gogue foi pai de Simei, 5 Simei foi pai de Mica, Mica foi pai de Reaías, Reaías foi pai de Baal, 6 Baal foi pai de Beera. Beera, o chefe da tribo, foi levado como prisioneiro por Tiglate-Pileser, rei da Assíria.

7 Foram escritos numa lista os nomes dos seguintes chefes de grupos de famílias da tribo de Rúben: Jeiel, Zacarias, 8 Belá, filho de Azaz e neto de Sema, do grupo de famílias de Joel. Esse grupo de famílias morava em Aroer e na região que ia para o Norte até Nebo e Baal-Meom. 9 Eles tinham grandes rebanhos na região de Gileade e por isso ocuparam a terra na direção leste até o deserto que termina no rio Eufrates.

10 No tempo do rei Saul, a tribo de Rúben atacou e matou os hagaritas e ocupou a terra deles na parte leste de Gileade.

Os descendentes de Gade

11 A tribo de Gade morou ao norte das terras da tribo de Rúben, na região de Basã, até Salca, no leste. 12 Joel foi o fundador do principal grupo de famílias, e Safã foi o fundador do segundo mais importante grupo de famílias. Janai e Safate foram fundadores de outros grupos de famílias em Basã. 13 Os outros membros da tribo pertenciam aos seguintes sete grupos de famílias: Micael, Mesulã, Seba, Jorai, Jacã, Zia e Héber. 14 Eles eram descendentes de Abiail, filho de Huri, filho de Jaroa, filho de Gileade, filho de Micael, filho de Jesisai, filho de Jado, filho de Buz. 15 Aí, filho de Abdiel e neto de Guni, era o chefe desses grupos de famílias. 16 Eles moravam nas regiões de Basã e de Gileade, nas cidades dali e por todas as terras de pastagens de Sarom. 17 (Estes registros foram feitos no tempo do rei Jotão, de Judá, e do rei Jeroboão, de Israel.)

Os exércitos das tribos do Leste

18 Nas tribos de Rúben, de Gade e de Manassés do Leste havia quarenta e quatro mil setecentos e sessenta soldados bem-treinados no uso de escudos, espadas e arco e flechas. 19 Eles fizeram guerra contra as tribos hagaritas de Jetur, Nafis e Nodabe. 20 Pediram a ajuda de Deus e confiaram nele, e por isso ele respondeu às suas orações e lhes deu a vitória sobre os hagaritas e os seus aliados. 21 Eles tomaram dos inimigos cinquenta mil camelos, duzentas e cinquenta mil ovelhas e dois mil jumentos e levaram cem mil prisioneiros de guerra. 22 Mataram muitos inimigos porque a guerra era da vontade de Deus. E ficaram morando naquela região até a época em que o povo foi levado como prisioneiro para fora da sua terra.

O povo de Manassés do Leste

23 O povo de Manassés do Leste ficou morando na região de Basã até as cidades de Baal-Hermom e Senir e o monte Hermom, no norte. Eles aumentaram muito em número. 24 Estes foram os chefes dos seus grupos de famílias: Éfer, Isi, Eliel, Azriel, Jeremias, Hodavias e Jadiel. Todos eram soldados valentes e chefes famosos dos seus grupos de famílias.

As tribos do Leste são levadas como prisioneiras

25 Mas o povo não foi fiel ao Deus dos seus antepassados e o abandonou para adorar os deuses das nações que Deus havia expulsado da terra. 26 Por isso, Deus fez com que Pul, rei da Assíria, que também era conhecido como Tiglate-Pileser, invadisse a terra deles. Ele levou embora as tribos de Rúben, de Gade e de Manassés do Leste e as fez morar nas cidades de Hala, Habor e Hara e na beira do rio Gozã, onde estão até hoje.

1 Cronicas 6

Os descendentes de Levi

1 Levi foi pai de três filhos: Gérson, Coate e Merari.

2 Coate foi pai de quatro filhos: Anrão, Isar, Hebrom e Uziel.

3 Anrão foi pai de dois filhos: Arão e Moisés, e de uma filha chamada Míriam.

Arão foi pai de quatro filhos: Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.

4 Eleazar foi pai de Fineias, e Fineias foi pai de Abisua; 5 Abisua foi pai de Buqui, e Buqui foi pai de Uzi; 6 Uzi foi pai de Zeraías, e Zeraías foi pai de Meraiote; 7 Meraiote foi pai de Amariá, e Amariá foi pai de Aitube; 8 Aitube foi pai de Zadoque, e Zadoque foi pai de Aimaás; 9 Aimaás foi pai de Azarias, e Azarias foi pai de Joanã; 10 Joanã foi pai de Azarias, que serviu como sacerdote no Templo que Salomão construiu em Jerusalém. 11 Azarias foi pai de Amariá, e Amariá foi pai de Aitube; 12 Aitube foi pai de Zadoque, e Zadoque foi pai de Salum; 13 Salum foi pai de Hilquias, e Hilquias foi pai de Azarias; 14 Azarias foi pai de Seraías, e Seraías foi pai de Jeozadaque. 15 Jeozadaque foi levado como prisioneiro junto com os moradores de Judá e de Jerusalém que o Senhor levou para o cativeiro por meio do rei Nabucodonosor.

Outros descendentes de Levi

16 Levi foi pai de três filhos: Gérson, Coate e Merari. 17 Gérson foi pai de Libni e Simei. 18 Coate foi pai de Anrão, Isar, Hebrom e Uziel. 19 Merari foi pai de Mali e Musi.

20 Gérson foi pai de Libni, Libni foi pai de Jaate, e Jaate foi pai de Zima; 21 Zima foi pai de Joá, Joá foi pai de Ido, Ido foi pai de Zera, e Zera foi pai de Jeaterai.

22 Coate foi pai de Aminadabe, Aminadabe foi pai de Corá, e Corá foi pai de Assir; 23 Assir foi pai de Elcana, Elcana foi pai de Ebiasafe, e Ebiasafe foi pai de Assir; 24 Assir foi pai de Taate, Taate foi pai de Uriel, Uriel foi pai de Uzias, e Uzias foi pai de Saul.

25 Elcana foi pai de dois filhos: Amasai e Aimote. 26 Aimote foi pai de Elcana, Elcana foi pai de Zofai, e Zofai foi pai de Naate; 27 Naate foi pai de Eliabe, Eliabe foi pai de Jeroão, e Jeroão foi pai de Elcana.

28 Samuel foi pai de dois filhos: Joel, o mais velho, e Abias.

29 Merari foi pai de Mali, Mali foi pai de Libni, Libni foi pai de Simei, e Simei foi pai de Uzá; 30 Uzá foi pai de Simeia, Simeia foi pai de Hagias, e Hagias foi pai de Asaías.

Os levitas cantores e músicos

31 São estes os homens que o rei Davi encarregou da música no lugar de adoração em Jerusalém, depois que a arca da aliança foi colocada lá. 32 Eles se revezavam nos seus deveres na Tenda da Presença de Deus, antes de o rei Salomão construir o Templo. 33 São estes os que ocupavam esse cargo:

Do grupo de famílias de Coate: Hemã, o regente do primeiro coro, era filho de Joel, e Joel era filho de Samuel; 34 Samuel era filho de Elcana, Elcana era filho de Jeroão, Jeroão era filho de Eliel, e Eliel era filho de Toá; 35 Toá era filho de Zufe, Zufe era filho de Elcana, Elcana era filho de Maate, e Maate era filho de Amasai; 36 Amasai era filho de Elcana, Elcana era filho de Joel, Joel era filho de Azarias, e Azarias era filho de Sofonias; 37 Sofonias era filho de Taate, Taate era filho de Assir, Assir era filho de Ebiasafe, e Ebiasafe era filho de Corá; 38 Corá era filho de Isar, Isar era filho de Coate, Coate era filho de Levi, e Levi era filho de Jacó.

39 Asafe, o regente do segundo coro, era filho de Berequias, e Berequias era filho de Simeia; 40 Simeia era filho de Micael, Micael era filho de Baaseias, e Baaseias era filho de Malquias; 41 Malquias era filho de Etni, Etni era filho de Zera, e Zera era filho de Adaías; 42 Adaías era filho de Etã, Etã era filho de Zima, e Zima era filho de Simei; 43 Simei era filho de Jaate, Jaate era filho de Gérson, e Gérson era filho de Levi.

44 Etã, do grupo de famílias de Merari, era o regente do terceiro coro. Etã era filho de Quisi, Quisi era filho de Abdi, e Abdi era filho de Maluque; 45 Maluque era filho de Hasabias, Hasabias era filho de Amazias, e Amazias era filho de Hilquias; 46 Hilquias era filho de Anzi, Anzi era filho de Bani, e Bani era filho de Semer; 47 Semer era filho de Mali, Mali era filho de Musi, Musi era filho de Merari, e Merari era filho de Levi.

48 Os seus colegas levitas estavam encarregados de todos os outros serviços do lugar de adoração em Jerusalém.

Os descendentes de Arão

49 Arão e os seus filhos apresentavam as ofertas de incenso e ofereciam os sacrifícios que eram completamente queimados no altar. Eles eram responsáveis por toda a adoração no Lugar Santíssimo e pelos sacrifícios por meio dos quais Deus perdoava os pecados do povo de Israel. Eles faziam tudo isso de acordo com as instruções dadas por Moisés, servo de Deus.

50 Arão foi pai de Eleazar, Eleazar foi pai de Fineias, e Fineias foi pai de Abisua; 51 Abisua foi pai de Buqui, Buqui foi pai de Uzi, e Uzi foi pai de Zeraías; 52 Zeraías foi pai de Meraiote, Meraiote foi pai de Amariá, e Amariá foi pai de Aitube; 53 Aitube foi pai de Zadoque, e Zadoque foi pai de Aimaás.

As cidades dos levitas

54 Este é o território que foi dado ao grupo de famílias de Coate, descendentes de Arão. Eles receberam a primeira parte da terra dada aos levitas, 55 isto é, a cidade de Hebrom, no território da tribo de Judá, e as terras de pastagens que ficavam ao seu redor. 56 Mas os campos e povoados que pertenciam à cidade foram dados a Calebe, filho de Jefoné. 57-59 As seguintes cidades foram dadas aos descendentes de Arão: Hebrom, que era uma das cidades para fugitivos, e as cidades de Jatir, Libna, Estemoa, Hilém, Debir, Asã e Bete-Semes, com as terras de pastagens que ficavam ao redor delas. 60 No território de Benjamim eles receberam as seguintes cidades com as suas terras de pastagens: Geba, Alemete e Anatote. Isso dava um total de treze cidades, para nelas morarem as famílias que descendiam de Arão. 61 Dez cidades no território de Manassés do Oeste foram dadas por sorteio ao resto do grupo de famílias de Coate, família por família.

62 Ao grupo de famílias de Gérson, família por família, foram dadas treze cidades nos territórios de Aser, Naftali e Manassés do Leste, na região de Basã. 63 Do mesmo modo, doze cidades nos territórios de Rúben, Gade e Zebulom foram dadas ao grupo de famílias de Merari, família por família. 64 Dessa maneira o povo de Israel deu aos levitas, para nelas morarem, cidades e as terras de pastagens que ficavam ao seu redor. 65 (As cidades que ficavam nos territórios de Judá, Simeão e Benjamim, das quais se falou acima, também foram dadas por sorteio.)

66 Do grupo de famílias de Coate, algumas receberam no território de Efraim as seguintes cidades e terras de pastagens: 67 Siquém, uma cidade para fugitivos que ficava na região montanhosa; Gezer, 68 Jocmeão, Bete-Horom, 69 Aijalom e Gate-Rimom. 70 No território de Manassés do Oeste, eles receberam as cidades de Aner e Bileão, com as terras de pastagens que ficavam ao seu redor.

71 Do grupo de famílias de Gérson, estas receberam as seguintes cidades, com as terras de pastagens que ficavam ao seu redor:

No território de Manassés do Leste: Golã, na região de Basã, e Astarote.

72 No território de Issacar: Quedes, Daberate, 73 Ramote e Aném.

74 No território de Aser: Masal, Abdom, 75 Hucoque e Reobe.

76 No território de Naftali: Quedes, na região da Galileia, Hamom e Quiriataim.

77 Do grupo de famílias de Merari, estas receberam as seguintes cidades, com as terras de pastagens que ficavam ao seu redor:

No território de Zebulom: Rimono e Tabor.

78 No território de Rúben, a leste do rio Jordão, em frente de Jericó: Bezer, no planalto, Jasa, 79 Quedemote e Mefaate.

80 No território de Gade: Ramote, na região de Gileade, Maanaim, 81 Hesbom e Jazer.

Hebreus 10

1 A lei dada por Moisés não é um modelo completo e fiel das coisas verdadeiras; é apenas uma sombra das coisas boas que estão para vir. Os mesmos sacrifícios são oferecidos sempre, ano após ano. Portanto, como pode a lei, por meio desses sacrifícios, aperfeiçoar as pessoas que chegam perto de Deus? 2 Se as pessoas que adoram a Deus tivessem sido purificadas dos seus pecados, não se sentiriam mais culpadas de nenhum pecado, e todos os sacrifícios terminariam. 3 Em vez disso esses sacrifícios, realizados ano após ano, servem para fazer com que as pessoas lembrem dos seus pecados. 4 Pois o sangue de touros e de bodes não pode, de modo nenhum, tirar os pecados de ninguém.

5 Por isso Cristo, ao entrar no mundo, disse:

“Tu, ó Deus, não queres animais
    oferecidos em sacrifícios
nem ofertas de cereais,
mas preparaste um corpo para mim.

6

Não te agradam as ofertas de animais
    queimados inteiros no altar
nem os sacrifícios oferecidos
    para tirar pecados.

7

Então eu disse:
— Estou aqui, ó Deus;
venho fazer a tua vontade,
assim como está escrito a meu respeito
    no Livro da Lei.”

8 Primeiro ele disse: “Tu não queres sacrifícios ou ofertas de animais, e não te agradam as ofertas dos animais queimados inteiros no altar nem os sacrifícios oferecidos para tirar pecados.” Ele disse isso embora todos os sacrifícios sejam oferecidos de acordo com a lei. 9 Depois ele disse: “Estou aqui, ó Deus, para fazer a tua vontade.” Assim Deus acabou com todos os antigos sacrifícios e pôs no lugar deles o sacrifício de Cristo. 10 E, porque Jesus Cristo fez o que Deus quis, nós somos purificados do pecado pela oferta que ele fez, uma vez por todas, do seu próprio corpo.

11 Todo sacerdote judeu cumpre todos os dias os seus deveres religiosos e oferece muitas vezes os mesmos sacrifícios, mas estes nunca poderão tirar pecados. 12 Porém Jesus Cristo ofereceu só um sacrifício para tirar pecados, uma oferta que vale para sempre, e depois sentou-se do lado direito de Deus. 13 Ali Jesus está esperando até que Deus ponha os seus inimigos como estrado debaixo dos pés dele. 14 Assim, com um sacrifício só, ele aperfeiçoou para sempre os que são purificados do pecado.

15 E o Espírito Santo também nos dá o seu testemunho sobre isso. Primeiro ele diz:

16 “Quando esse tempo chegar, diz o Senhor, eu farei com o povo de Israel esta aliança: Porei as minhas leis no coração deles e na mente deles as escreverei.” 17 Depois ele diz: “Não lembrarei mais dos seus pecados nem das suas maldades.”

18 Assim, quando os pecados são perdoados, já não há mais necessidade de oferta para tirá-los.

Cheguemos perto de Deus

19 Por isso, irmãos, por causa da morte de Jesus na cruz nós temos completa liberdade de entrar no Lugar Santíssimo.

20 Por meio da cortina, isto é, por meio do seu próprio corpo, ele nos abriu um caminho novo e vivo. 21 Nós temos um Grande Sacerdote para dirigir a casa de Deus. 22 Portanto, cheguemos perto de Deus com um coração sincero e uma fé firme, com a consciência limpa das nossas culpas e com o corpo lavado com água pura. 23 Guardemos firmemente a esperança da fé que professamos, pois podemos confiar que Deus cumprirá as suas promessas. 24 Pensemos uns nos outros a fim de ajudarmos todos a terem mais amor e a fazerem o bem. 25 Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês veem que o dia está chegando.

26 Pois, se continuarmos a pecar de propósito, depois de conhecer a verdade, já não há mais sacrifício que possa tirar os nossos pecados. 27 Pelo contrário, resta apenas o medo do que acontecerá: medo do Julgamento e do fogo violento que destruirá os que são contra Deus. 28 Quem desobedece à lei de Moisés é condenado sem dó à morte, se for julgado culpado depois de ouvido o testemunho de duas pessoas, pelo menos. 29 Então, o que será que vai acontecer com os que desprezam o Filho de Deus e consideram como coisa sem valor o sangue da aliança de Deus, que os purificou? E o que acontecerá com quem insulta o Espírito do Deus, que o ama? Imaginem como será pior ainda o castigo que essa pessoa vai merecer! 30 Pois sabemos quem foi que disse: “Eu me vingarei, eu acertarei contas com eles.” E quem também disse: “O Senhor julgará o seu povo.” 31 Que coisa terrível é cair nas mãos do Deus vivo!

32 Lembrem do que aconteceu no passado. Naqueles dias, depois que a luz de Deus os iluminou, vocês sofreram muitas coisas, mas não foram vencidos na luta. 33 Alguns foram insultados e maltratados publicamente, e em outras ocasiões vocês estavam prontos para tomar parte no sofrimento dos que foram tratados assim. 34 Vocês participaram do sofrimento dos prisioneiros. E, quando tudo o que vocês tinham foi tirado, vocês suportaram isso com alegria porque sabiam que possuíam uma coisa muito melhor, que dura para sempre. 35 Portanto, não percam a coragem, pois ela traz uma grande recompensa. 36 Vocês precisam ter paciência para poder fazer a vontade de Deus e receber o que ele promete. 37 Pois, como ele diz nas Escrituras Sagradas: “Um pouco mais de tempo, um pouco mesmo, e virá aquele que tem de vir; ele não vai demorar. 38 E todos aqueles que eu aceito terão fé em mim e viverão. Mas, se uma pessoa voltar atrás, eu não ficarei contente com ela.” 39 Nós não somos gente que volta atrás e se perde. Pelo contrário, temos fé e somos salvos.

Amós 4

1 Ouçam isto, mulheres da cidade de Samaria, que estão satisfeitas e gordas como as vacas de Basã! Vocês maltratam os necessitados, exploram os pobres e ficam sempre pedindo aos maridos que lhes tragam mais vinho para beber. 2 Eu, o Senhor, juro pelo meu santo nome que virá o tempo em que vocês serão arrastadas para fora da cidade com anzóis, como se fossem peixes; nenhuma de vocês escapará. 3 Vocês sairão em fila pelas brechas das muralhas e serão jogadas na direção do monte Hermom.

Israel não quer arrepender-se

4 O Senhor Deus diz: Povo de Israel, vocês querem pecar? Pois vão aos santuários de Betel e de Gilgal e ali pequem à vontade! Todas as manhãs ofereçam sacrifícios e de três em três dias deem os seus dízimos. 5 Apresentem os pães da oferta de gratidão a Deus e depois saiam para contar a todo mundo que fizeram ofertas de livre e espontânea vontade. E como vocês gostam de fazer isso!

6 Eu fiz com que faltasse comida em todas as cidades e que todos passassem fome, mas assim mesmo vocês não voltaram para mim. 7 Não deixei que chovesse durante três meses antes das colheitas. Fiz com que caísse chuva numa cidade, mas, em outra, não; choveu numa plantação, mas, em outra, não, e nesta tudo secou. 8 As pessoas iam de cidade em cidade procurando água, mas não achavam o bastante nem para matar a sede. Assim mesmo vocês não voltaram para mim. Sou eu, o Senhor, quem está falando.

9 Eu os castiguei com ventos muito quentes e com pragas nas plantas; os gafanhotos acabaram com as hortas, com as parreiras, com as figueiras e com as oliveiras. Assim mesmo vocês não voltaram para mim. 10 Fiz cair sobre vocês uma praga como as que mandei contra o Egito. Fiz com que os moços morressem nos campos de batalha e deixei que os inimigos levassem embora os cavalos de guerra. Fiz com que o mau cheiro dos corpos que estavam apodrecendo se espalhasse pelo acampamento. Assim mesmo vocês não voltaram para mim. Sou eu, o Senhor, quem está falando.

11 Eu destruí cidades, como fiz com Sodoma e com Gomorra; vocês escaparam como se fossem um galho que no último momento é tirado do fogo. Assim mesmo vocês não voltaram para mim. 12 Por isso, povo de Israel, eu os castigarei. E, já que vou castigá-los, preparem-se para se encontrar com o seu Deus. Eu, o Senhor, falei. 13 Foi Deus quem fez as montanhas e criou o vento. Ele revela os seus planos aos seres humanos. Ele faz o dia virar noite e anda por cima das montanhas. Este é o seu nome: o Senhor, o Deus Todo-Poderoso.

Salmo 148

Louvor universal a Deus, o Senhor

1

Aleluia!

Todos os que estão nos céus,
louvem o Senhor Deus nas alturas!

2

Louvem o Senhor, todos os seus anjos,
todos os seus exércitos celestiais!

3

Sol e lua, louvem o Senhor!
Todas as estrelas brilhantes,
    louvem a Deus!

4

Que os mais altos céus o louvem
e também as águas
    que estão acima do céu!

5

Que todos eles louvem o Senhor,
pois ele deu uma ordem,
    e eles foram criados!

6

Ele mandou, e foram firmados
    para sempre nos seus lugares;
eles não podem desobedecer.

7

Louve o Senhor, tudo o que existe
    na terra:
monstros do mar
    e todas as profundezas do oceano!

8

Louvem o Senhor, relâmpagos
    e chuva de pedra, neve e nuvens,
e ventos fortes, que obedecem
    à sua ordem!

9

Louvem o Senhor, colinas e montanhas,
florestas e árvores que dão frutas!

10

Louvem o Senhor, todos os animais,
    mansos e selvagens!
Louvem o Senhor, passarinhos
    e animais que se arrastam pelo chão!

11

Louvem o Senhor,
reis e todos os povos,
governantes e todas as outras autoridades!

12

Louvem o Senhor, moços e moças,
velhos e crianças!

13

Que todos louvem a Deus, o Senhor,
porque ele é superior
    a todos os outros deuses!
A sua glória está acima da terra e do céu.

14

Ele fez com que a sua nação ficasse
    cada vez mais forte,
e por isso o louvam
    todos os seus servos fiéis,
o povo de Israel, a quem ele tanto ama.

Aleluia!

Salmo 149

Hino de louvor

1

Aleluia!

Cantem a Deus, o Senhor, uma nova canção.
Louvem a Deus na reunião
    dos seus servos fiéis.

2

Alegre-se, ó povo de Israel,
    por causa do seu Criador!
Fique contente, ó povo de Jerusalém,
    por causa do seu Rei!

3

Louvem a Deus, o Senhor, com danças
e, em seu louvor, toquem pandeiros
    e liras.

4

Pois o Senhor está contente
    com o seu povo;
ele dá aos humildes
    a honra da vitória.

5

Que os seus servos fiéis se alegrem
    com a vitória
e cantem alegremente nas suas festas!

6

Que eles louvem a Deus,
    gritando bem alto,
com espadas afiadas nas mãos

7

para derrotar as nações
e castigar os povos;

8

para prender os seus reis
    e as suas autoridades
com pesadas correntes de ferro;

9

para castigar as nações
    como Deus mandou!
Essa é a vitória
    dos seus servos fiéis.

Aleluia!

Salmo 150

Louvem a Deus, o Senhor

1

Aleluia!

Louvem a Deus no seu Templo.
Louvem o seu poder, que se vê no céu.

2

Louvem o Senhor
    pelas coisas maravilhosas
    que tem feito.
Louvem a sua imensa grandeza.

3

Louvem a Deus com trombetas.
Louvem com harpas e liras.

4

Louvem o Senhor com pandeiros
    e danças.
Louvem com harpas e flautas.

5

Louvem a Deus com pratos musicais.
Louvem bem alto com pratos sonoros.

6

Todos os seres vivos, louvem o Senhor!

Aleluia!