Bible Reading - November 13th.

1 Cronicas 1

Os descendentes de Adão

1 Adão foi pai de Sete, Sete foi pai de Enos, Enos foi pai de Cainã, 2 Cainã foi pai de Maalalel, Maalalel foi pai de Jarede. 3 Jarede foi pai de Enoque, Enoque foi pai de Matusalém, Matusalém foi pai de Lameque, 4 e Lameque foi pai de Noé. Noé foi pai de três filhos: Sem, Cam e Jafé.

Os descendentes dos filhos de Noé

5 Os filhos de Jafé foram: Gomer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tirás. Eles foram os antepassados dos povos que trazem os seus nomes. 6 Os descendentes de Gomer foram os povos de Asquenaz, de Rifate e de Togarma. 7 Os descendentes de Javã foram os povos de Elisá, da Espanha, de Chipre e de Rodes.

8 Os filhos de Cam foram os antepassados dos povos que trazem os seus nomes, isto é, dos povos de Cuche, Egito, Líbia e Canaã. 9 Os descendentes de Cuche foram os povos de Sebá, Havilá, Sabtá, Raamá e Sabteca. Os descendentes de Raamá foram os povos de Sabá e Dedã. 10 (Cuche foi pai de um filho chamado Ninrode, que se tornou o primeiro grande conquistador do mundo.) 11 Os descendentes de Egito foram os povos de Lídia, Anam, Leabe, Naftu, 12 Patrus, Caslu e Creta (de quem os filisteus são descendentes). 13 Os filhos de Canaã foram: Sidom, o mais velho, e Hete. Eles foram os antepassados dos povos que trazem os seus nomes. 14 Canaã também foi o antepassado dos jebuseus, dos amorreus, dos girgaseus, 15 dos heveus, dos arquitas, dos sineus, 16 dos arvaditas, dos zemareus e dos hamateus.

17 Os filhos de Sem foram Elão, Assur, Arpaxade, Lude, Arã, Uz, Hul, Geter e Meseque. Eles foram os antepassados dos povos que trazem os seus nomes. 18 Arpaxade foi pai de Selá, e Selá foi pai de Éber. 19 Éber foi pai de dois filhos: um se chamava Pelegue porque no seu tempo os povos do mundo foram divididos; o nome do seu irmão era Joctã. 20 Os descendentes de Joctã foram os povos de Almodá, Selefe, Hazar-Mavé, Jera, 21 Adonirão, Uzal, Dicla, 22 Obal, Abimael, Sabá, 23 Ofir, Havilá e Jobabe.

Os descendentes de Sem

24 A linha de famílias de Sem a Abrão foi a seguinte: Sem, Arpaxade, Selá, 25 Éber, Pelegue, Reú, 26 Serugue, Naor, Tera 27 e Abrão, também conhecido como Abraão.

Os descendentes de Ismael

28 Abraão foi pai de dois filhos, que se chamaram Isaque e Ismael. 29 Os filhos de Ismael foram os chefes de doze tribos: Nebaiote, o seu filho mais velho, Quedar, Adbeel, Mibsão, 30 Misma, Dumá, Massá, Hadade, Temá, 31 Jetur, Nafis e Quedemá. 32 Abraão teve uma concubina chamada Quetura, e ela lhe deu seis filhos. Os nomes deles foram: Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Sua. Jocsã foi pai de dois filhos: Sabá e Dedã. 33 Midiã foi pai de cinco filhos: Efa, Éfer, Enoque, Abida e Elda.

Os descendentes de Esaú

34 Isaque, filho de Abraão, foi pai de dois filhos: Esaú e Jacó. 35 Os filhos de Esaú foram: Elifaz, Reuel, Jeús, Jalã e Corá. 36 Elifaz foi o antepassado das seguintes tribos: Temã, Omar, Zefo, Gaetã, Quenaz, Timna e Amaleque. 37 Reuel foi o antepassado das tribos de Naate, Zera, Sama e Miza.

Os primeiros moradores de Edom

38-42 Os primeiros moradores de Edom eram descendentes dos seguintes filhos de Seir:

Lotã, que foi o antepassado dos grupos de famílias de Hori e Homã. (Lotã tinha uma irmã chamada Timna.)

Sobal, que foi o antepassado dos grupos de famílias de Alvã, Manaate, Ebal, Sefô e Onã.

Zibeão, que foi pai de dois filhos: Aías e Aná. Aná foi pai de Disom, e Disom foi o antepassado dos grupos de famílias de Hanrão, Esbã, Itrã e Querã.

Eser, que foi o antepassado dos grupos de famílias de Bilã, Zaavã e Jaacã.

Disã, que foi o antepassado dos grupos de famílias de Uz e Arã.

Os reis de Edom

43-50 Os seguintes reis governaram a terra de Edom, um depois do outro, no tempo em que Israel ainda não tinha rei.

Belá, filho de Beor, da cidade de Dinaba.

Jobabe, filho de Zera, da cidade de Bosra.

Husã, da região de Temã.

Hadade, filho de Bedade, da cidade de Avite. Ele derrotou os midianitas numa batalha na terra de Moabe.

Samlá, da cidade de Masreca.

Saul, da cidade de Reobote-do-Rio-Eufrates.

Baal-Hanã, filho de Acbor.

Hadade, da cidade de Paú (o nome da mulher dele era Meetabel, filha de Matrede e neta de Me-Zaabe).

51 O povo de Edom estava dividido nas seguintes tribos: Timna, Alva, Jetete, 52 Oolibama, Elá, Pinom, 53 Quenaz, Temã, Mibsar, 54 Magdiel e Irão.

1 Cronicas 2

Os descendentes de Judá

1 Jacó foi pai de doze filhos: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulom, 2 Dã, José, Benjamim, Naftali, Gade e Aser.

3 Judá foi pai de cinco filhos ao todo. A sua mulher cananeia, que se chamava Bate-Sua, lhe deu três filhos: Er, Onã e Selá. Er, o filho mais velho, era tão mau, que o Senhor Deus o matou. 4 Tamar, a nora de Judá, lhe deu mais dois filhos: Peres e Zera.

5 Peres foi pai de dois filhos: Hezrom e Hamul. 6 Zera foi pai de cinco filhos: Zinri, Etã, Hemã, Calcol e Dara. 7 Acar, filho de Carmi, um dos descendentes de Zera, trouxe desgraça para o povo de Israel, por ter ficado com coisas conquistadas na guerra, as quais haviam sido dedicadas a Deus.

8 Etã foi pai de um filho chamado Azarias.

Os antepassados do rei Davi

9 Hezrom foi pai de três filhos: Jerameel, Rão e Calebe.

10 Rão foi pai de Aminadabe, e Aminadabe foi pai de Nasom, um dos chefes da tribo de Judá; 11 Nasom foi pai de Salma, e Salma foi pai de Boaz; 12 Boaz foi pai de Obede, e Obede foi pai de Jessé. 13 Jessé foi pai de sete filhos, que foram os seguintes, por ordem de idade: Eliabe, Abinadabe, Simeia, 14 Netanel, Radai, 15 Ozém e Davi. 16 Jessé também foi pai de duas filhas: Zeruia e Abigail. Zeruia teve três filhos: Abisai, Joabe e Asael. 17 Abigail casou com Jéter, que era descendente de Ismael, e eles tiveram um filho chamado Amasa.

Os descendentes de Hezrom

18 Calebe, filho de Hezrom, casou com Azuba, e eles tiveram uma filha chamada Jeriote. Ela teve três filhos: Jeser, Sobabe e Ardom. 19 Depois da morte de Azuba, Calebe casou com Efrata, e eles tiveram um filho chamado Hur. 20 Hur foi pai de um filho chamado Uri e teve um neto chamado Bezalel.

21 Quando Hezrom tinha sessenta anos de idade, casou com a filha de Maquir, a irmã de Gileade. Eles tiveram um filho chamado Segube, 22 e Segube foi pai de um filho chamado Jair. Jair governou vinte e três cidades na região de Gileade. 23 Mas os reinos de Gesur e Arã conquistaram sessenta cidades dali, incluindo as aldeias de Jair e a cidade de Quenate e os seus povoados. Todas as pessoas que moravam ali eram descendentes de Maquir, o pai de Gileade. 24 Depois que Hezrom morreu, o seu filho Calebe casou com Efrata, a viúva do seu pai. Eles tiveram um filho chamado Azur, que fundou a cidade de Tecoa.

Os descendentes de Jerameel

25 Jerameel, o filho mais velho de Hezrom, foi pai de cinco filhos: Rão, o mais velho, Buna, Orém, Ozém e Aías. 26-27 Rão foi pai de três filhos: Maaz, Jamim e Équer. Jerameel teve outra esposa, uma mulher chamada Atara, e eles tiveram um filho chamado Onã. 28 Onã foi pai de dois filhos: Samai e Jada, e Samai também foi pai de dois filhos, que se chamavam Nadabe e Abisur. 29 Abisur casou com uma mulher chamada Abiail, e eles tiveram dois filhos, que se chamavam Abã e Molide. 30 Nadabe foi pai de dois filhos, que se chamavam Selede e Apaim. Selede morreu sem ter tido filhos, 31 e Apaim foi pai de Isi, Isi foi pai de Sesã, e Sesã foi pai de Alai.

32 Jada, o irmão de Samai, foi pai de dois filhos, que se chamavam Jéter e Jônatas. Jéter morreu sem ter tido filhos, 33 e Jônatas foi pai de dois filhos: Pelete e Zaza. Todos esses foram descendentes de Jerameel.

34 Sesã não teve filhos; só filhas. Ele tinha um escravo egípcio que se chamava Jara. 35 Sesã deu uma das suas filhas em casamento a Jara. Eles tiveram um filho, que se chamava Atai. 36 Atai foi pai de Natã, e Natã foi pai de Zabade. 37 Zabade foi pai de Eflal, e Eflal foi pai de Obede. 38 Obede foi pai de Jeú, e Jeú foi pai de Azarias. 39 Azarias foi pai de Heles, e Heles foi pai de Eleasa. 40 Eleasa foi pai de Sisamai, e Sisamai foi pai de Salum. 41 Salum foi pai de Jecamias, e Jecamias foi pai de Elisama.

Outros descendentes de Calebe

42 O filho mais velho de Calebe, irmão de Jerameel, se chamava Messa. Messa foi pai de Zife, Zife foi pai de Maressa, e Maressa foi pai de Hebrom. 43 Hebrom foi pai de quatro filhos: Corá, Tapua, Requém e Sema. 44 Sema foi pai de Raão e avô de Jorqueão. Requém foi pai de Samai, 45 Samai foi pai de Maom, e Maom foi pai de Bete-Zur.

46 Calebe tinha uma concubina chamada Efa, e ela lhe deu mais três filhos: Harã, Mosa e Gazez. Harã também foi pai de um filho chamado Gazez.

47 (Um homem chamado Jadai foi pai de seis filhos: Regém, Jotão, Gesã, Pelete, Efa e Saafe.)

48 Calebe tinha outra concubina, chamada Maacá, que lhe deu dois filhos: Seber e Tiraná. 49 Mais tarde ela teve mais dois filhos: Saafe e Seva. Saafe fundou a cidade de Madmana, e Seva fundou as cidades de Macbena e Gibeá.

Calebe também foi pai de uma filha chamada Acsa.

50 As seguintes pessoas também foram descendentes de Calebe: Hur foi o filho mais velho de Calebe com a sua mulher Efrata. Sobal, filho de Hur, fundou a cidade de Quiriate-Jearim. 51 Salma, o seu segundo filho, fundou a cidade de Belém, e Harefe, o terceiro, fundou Bete-Gader.

52 Sobal, que fundou Quiriate-Jearim, foi o antepassado do povo de Haroé e de metade dos moradores de Menuote. 53 Foi também o antepassado dos seguintes grupos de famílias que moravam em Quiriate-Jearim: os itritas, os puítas, os sumateus e os misraeus. Os povos das cidades de Zora e Estaol pertenciam a esses grupos de famílias.

54 Salma, o fundador de Belém, foi o antepassado do povo de Netofa, de Atarote-Bete-Joabe e dos zoreus, que eram um dos dois grupos de famílias de Manaate.

55 (Os grupos de famílias dos escrivães que moravam em Jabes foram os tiratitas, os simeatitas e os sucatitas. Eles eram queneus que haviam casado com os recabitas.)

Hebreus 8

Jesus, o Grande Sacerdote da nova aliança

1 A coisa mais importante de tudo o que estamos dizendo tem a ver com o sacerdote que nós temos: ele é o Grande Sacerdote que está sentado no céu, do lado direito do trono de Deus, o Todo-Poderoso. 2 Ele faz o seu serviço no Lugar Santíssimo, na verdadeira Tenda, que foi armada pelo Senhor e não por seres humanos.

3 Todo Grande Sacerdote é escolhido para apresentar a Deus as ofertas e os sacrifícios de animais, e por isso é necessário que o nosso Grande Sacerdote tenha também alguma coisa para oferecer. 4 Se ele estivesse na terra, não seria sacerdote, pois existem sacerdotes que apresentam as ofertas de acordo com a Lei de Moisés. 5 O trabalho que esses sacerdotes fazem é, de fato, somente uma cópia e uma sombra do que está no céu. Foi isso que aconteceu quando Deus falou com Moisés. Quando Moisés estava para construir a Tenda, Deus disse: “Tenha cuidado para fazer tudo de acordo com o modelo que eu lhe mostrei no monte.” 6 Mas, de fato, Jesus foi encarregado de um serviço sacerdotal que é superior ao dos sacerdotes. Pois a aliança que ele conseguiu é melhor porque ela se baseia em promessas de coisas melhores.

7 Pois, se a primeira aliança tivesse sido perfeita, não seria necessária uma nova aliança. 8 Mas Deus vê que o seu povo é culpado e diz:

“Está chegando o tempo, diz o Senhor,
em que farei uma nova aliança
    com o povo de Israel
    e com o povo de Judá.

9

Essa aliança não será como aquela
    que eu fiz com os antepassados deles,
no dia em que os peguei pela mão
e os tirei da terra do Egito.
Não foram fiéis à aliança
    que fiz com eles,
e por isso, diz o Senhor,
    eu os desprezei.

10

Quando esse tempo chegar, diz o Senhor,
farei com o povo de Israel esta aliança:
Eu porei as minhas leis na mente deles
e no coração deles as escreverei.
Eu serei o Deus deles,
e eles serão o meu povo.

11

Ninguém vai precisar ensinar
    o seu patrício nem o seu parente,
    dizendo:
‘Procure conhecer o Senhor.’
Porque todos me conhecerão,
tanto as pessoas mais humildes
    como as mais importantes.

12

Pois eu perdoarei os seus pecados
e nunca mais lembrarei
    das suas maldades.”

13 E, quando Deus fala da nova aliança, é porque ele já tornou velha a primeira. E o que está ficando velho e gasto vai desaparecer logo.

Amós 2

Moabe

1 O Senhor Deus diz:

— O povo de Moabe tem cometido tantos pecados, tantos mesmo, que eu tenho de castigá-los. Profanaram o corpo do rei de Edom, queimando-o até virar cinza. 2 Por isso, eu vou pôr fogo no país de Moabe, e esse mesmo fogo destruirá também as fortalezas de Queriote. Haverá batalhas violentas, gritos de soldados e som de cornetas, e o povo morrerá. 3 Acabarei com o rei e com as autoridades de Moabe. Eu, o Senhor, falei.

Judá

4 O Senhor Deus diz:

— O povo de Judá tem cometido tantos pecados, tantos mesmo, que eu tenho de castigá-los. Eles rejeitaram a minha lei e desobedeceram aos meus mandamentos. Adoraram os mesmos deuses falsos que os seus antepassados adoraram. 5 Por isso, eu vou pôr fogo na terra de Judá, e esse mesmo fogo destruirá as fortalezas de Jerusalém.

Deus condena Israel

6 O Senhor Deus diz:

— O povo de Israel tem cometido tantos pecados, tantos mesmo, que eu tenho de castigá-los. Vendem como escravos pessoas honestas que não podem pagar as suas dívidas e até aquelas que são tão pobres, que não podem pagar a dívida que fizeram para comprar um par de sandálias. 7 Perseguem e humilham os pobres e fazem injustiças contra as pessoas simples. Pais e filhos têm relações com prostitutas nos templos pagãos e assim envergonham o meu santo nome. 8 Perto de qualquer altar pagão, eles se assentam sobre roupas que receberam como garantia de pagamento de dívidas e comem dos sacrifícios oferecidos aos ídolos. Para comprar o vinho que bebem no templo do deus deles, usam o dinheiro que receberam de multas injustas.

9 — Será que vocês já esqueceram o que fiz com os amorreus? Eu destruí aqueles homens que eram altos como os cedros e fortes como os carvalhos. Acabei completamente com eles. 10 Fui eu que tirei vocês do Egito, que os guiei quarenta anos pelo deserto e que lhes dei a terra dos amorreus. 11 Escolhi alguns dos seus filhos para serem profetas e outros para serem nazireus. Não foi isso mesmo o que eu fiz? 12 Mas vocês dão vinho aos nazireus e proíbem os profetas de anunciar a minha mensagem. 13 Pois bem! Eu vou amontoar castigos em cima de vocês, e vocês vão ranger os dentes, como range uma carroça carregada de trigo. 14 Os que correm depressa não poderão escapar, os fortes perderão toda a força, e os corajosos não salvarão a vida. 15 Os homens armados de arcos e flechas não vencerão, e não escaparão com vida nem os que fugirem a pé, nem os que fugirem montados a cavalo. 16 Naquele dia, até os soldados mais valentes jogarão fora as suas armas e fugirão. Eu, o Senhor, estou falando.

Salmo 145

Hino de louvor

Canção de louvor. De Davi.

1

Meu Deus e meu Rei,
    eu anunciarei a tua grandeza
e sempre serei grato a ti.

2

Todos os dias te darei graças
e sempre te louvarei.

3

O Senhor Deus é grande
    e merece receber altos louvores.
Quem pode compreender a sua grandeza?

4

Ó Deus, cada geração
    anunciará à seguinte
    as coisas que tens feito,
e todos louvarão os teus atos poderosos.

5

Eles falarão da tua glória
    e da tua majestade,
e eu meditarei nas coisas maravilhosas
    que fazes.

6

Falarão dos teus atos poderosos,
e eu anunciarei a tua grandeza.

7

Falarão da tua imensa bondade
e cantarão com alegria
    a respeito da tua fidelidade.

8

O Senhor Deus é bom
    e cheio de compaixão;
ele demora a ficar irado
    e tem sempre muito amor.

9

O Senhor é bondoso com todos
e cuida com carinho
    de todas as suas criaturas.

10

Ó Senhor Deus, todas as tuas criaturas
    te louvarão,
e te darão graças
    os que são fiéis a ti.

11

Todos falarão da glória
    do teu Reino
e contarão a respeito do teu poder,

12

para que todos os povos conheçam
    os teus atos poderosos
e a grandeza e a glória do teu Reino.

13

O teu Reino é eterno,
e tu és Rei para sempre.

O Senhor Deus sempre cumpre
    o que promete;
ele é fiel em tudo o que faz.

14

Ele ajuda os que estão em dificuldade
e levanta os que caem.

15

Todos os seres vivos olham para ele
    com esperança,
e ele dá alimento a todos
    no tempo certo.

16

Quando os alimenta, o Senhor Deus
    é generoso;
ele satisfaz a todos os seres vivos.

17

O Senhor é justo em todos os seus atos
e fiel em tudo o que faz.

18

Ele está perto de todos os que pedem
    a sua ajuda,
dos que pedem com sinceridade.

19

A todos os que o temem
    dá o que é necessário;
ele ouve os seus gritos
    e os salva da morte.

20

O Senhor protege os que o amam,
mas destruirá todos os maus.

21

Eu sempre louvarei o Senhor.
Que todos os seres vivos
    louvem o Santo Deus para sempre!